• Principal
  • Cultura

  • Cultura

    As tradições culturais estão centradas nas festas de comemoração pela emancipação da cidade ocorrida em 13 de junho de 1989, cujas apresentações são realizadas pelas escolas, que retratam um pouco da história do município. Além desta comemoração ocorrem também às celebrações dos santos reis, sete de setembro e dia da criança. No distrito de Brejo Luiza de Brito acontece a tradicional festa do alho, comemoração esta, realizada pelos produtores rurais especialmente produtores de alho, agricultura forte no município.

    A festa busca divulgar através de feiras e exposições como ocorre o processamento e beneficiamento do alho e qual sua importância para o desenvolvimento da economia municipal, uma das principais rendas do município.Na Vila dos Remédios, ocorre a tradicional comemoração da Romaria a Nossa Senhora dos Remédios, festa religiosa que une os romeiros de todo o município e cidades circunvizinhas.
    A Igreja de Nossa Senhora dos Remédios é um dos maiores patrimônios culturais, construída pelos jesuítas em 1625, em estilo barroco, com imagens sacras trazidas de Portugal no inicio do século.Em Olhos D’água do Serafim ocorre a tradicional festa de julho, festa religiosa realizada a cada ano pelo festeiro sempre escolhido pelo festeiro do ano anterior. Já na segunda feira ocorre a tradicional ressaca, considerada por muitos a melhor ressaca da região.Além disso ocorrem outras festas culturais, como festas religiosas e cavalgada em vários povoados do município